Fotos de casamento: como criar seu fotolivro

Toda noiva sonha em organizar seu álbum de fotos de casamento. Afinal, um momento tão importante merece ser lembrado para sempre e em grande estilo.

No entanto, durante a etapa de escolha das fotos, surgem muitas dúvidas relacionadas à forma como o álbum de casamento deve ser organizado.

Nesse sentido, surgem perguntas como: quais tipos de foto escolher? Qual o melhor projeto gráfico? Como encontrar a melhor disposição para as fotos?

Pensando nessas e em outras dúvidas, organizamos nesta matéria algumas dicas importantes para que você possa criar um belo álbum de fotos de casamento.

E nessa jornada, falaremos também do fotolivro – um álbum de fotos moderno -, que promete tomar o lugar do álbum tradicional.

 

Como organizar seu álbum de fotos de casamento

Veja, a seguir, como planejar suas fotos de casamento para registrar esse momento para a história:

1. Conte uma história

Primeiramente, devemos destacar que um álbum de casamento deve contar uma história. Na prática, isso significa mostrar para as pessoas tudo o que se passou no dia de seu casamento, do início ao fim.

O ponto inicial, por exemplo, pode ser um registro dos convites. Ou, ainda, fotos do making of da preparação dos noivos para a cerimônia.

Algumas pessoas optam por começar com fotografias que remetam ao dia do noivado e a ocasiões marcantes na vida do casal.

O importante é lembrar de se focar no dia do casamento e na simbologia que o enlace tem para o casal, para os familiares e para os amigos.

2. Atenção à diagramação

Esse é um dos pontos mais delicados para a composição. Álbuns de fotos de casamento devem apresentar uma composição sóbria. O que merece destaque, de verdade, é a beleza das fotos, e não adornos desnecessários no layout das páginas.

3. Os protagonistas são os noivos

Não exagere no número de fotos dos padrinhos e dos pais dos noivos. A história a ser contada, como já destacado anteriormente, é a do dia do casamento e, consequentemente, a dos próprios noivos.

Com isso, muito cuidado ao selecionar as fotos. Sabemos que pessoas queridas também merecem ser lembradas em um registro tão importante, mas não se pode perder de vista a finalidade do álbum.

4. Foque na espontaneidade

Ao selecionar as fotos, não esqueça de procurar aqueles momentos mais espontâneos, por mais que eles pequem em algum contorno estético.

Se você utilizar apenas fotos com poses combinadas, vai perder muito da magia do casamento. A alegria de uma festa dessas costuma transbordar especialmente nos momentos de euforia, cheios de espontaneidade.

Por isso, são muito importantes detalhes como as fotos da ida até o local da festa, os preparativos dos noivos, os bastidores da igreja e as reações dos padrinhos.

 

Fotolivro substitui álbum de fotos de casamento

Você já ouviu falar de fotolivro ou fotobook? É um álbum de fotos moderno, que substitui muito bem o tradicional álbum de fotos de casamento.

A diferença é que no fotolivro, em vez de uma colagem de fotos, ocorre a impressão nas páginas. Além disso, em função do método de impressão, as páginas podem receber fundos diversos. Com isso, é possível escolher o tema que melhor combine com as fotografias.

Gostou de nossas dicas para criar seu álbum de casamento? Já considerou a ideia de usar um fotolivro? Monte o seu fotolivro no link abaixo:

Fotolivros