Descubra como tirar as melhores fotos de Natal em família

Fotos de Natal em família não são tarefa fácil. A agitação é grande, e a alegria da data contagia adultos e crianças. Todos querem conversar, observar a decoração, comer, beber e, claro, trocar presentes.

Assim, não raro alguém deixa de aparecer em uma foto, outro não é encontrado no momento do clique e, às vezes, as oportunidades são perdidas.

Então, como organizar esse processo?

Para que você tire as melhores fotos de Natal em família, reunimos algumas dicas abaixo.

 

Como tirar fotos de Natal em família

Organização é a palavra-chave para fotos de Natal em família.

Mesmo que você não queira criar um cronograma rígido para que as fotos da celebração sejam feitas adequadamente, é importante se preparar com uma vaga ideia de horários ou momentos em que você quer ver todo mundo reunido para as fotos.

Lembre-se: o processo de tirar as fotos, caso seja muito demorado, vai causar inquietação em seus familiares.

A consequência disso, quase sempre, são fotografias de má qualidade e a frustração de ter perdido a oportunidade de fazer bons cliques.

Então, o primeiro item de seu checklist de fotos de Natal é a organização de horários:

  1. Divisão de horários ou momentos (por exemplo, “na chegada”, “antes dos presentes”, “depois da ceia”) em que as fotografias serão tiradas
  2. Verificação da câmera para garantir que ela tenha condições de captar os registros com boa qualidade
  3. Escolha de locais adequados para a realização das fotos, dependendo da luz e do cenário, de preferência perto da árvore de Natal ou da mesa, conforme a organização da festa
  4. Conversa com as crianças para que elas entendem que os registros são importantes para a família
  5. Definição de fotos essenciais, ou seja, aquelas que você não pode perder: as duas vovós juntas, os três priminhos, os irmãos que moram no exterior etc.

E aí, curtiu o checklist? Pode parecer uma preocupação boba, mas seguir esse roteirinho faz a diferença para quem quer eternizar suas fotos de Natal.

 

3 passos importantes para tirar suas fotos de Natal

Além do checklist, faz sentido se preocupar com estes três detalhes para garantir a captura dos momentos mágicos em família:

O lugar certo para as fotos

Em se tratando de um lugar certo para as fotos, nos deparamos com um problema de escala. Como organizar muitas pessoas em pequenos espaços? As grandes famílias que o digam.

Dessa maneira, é fundamental pensar no lugar adequado para as fotos de Natal. Pelo menos para aquelas fotos em que estejam presentes todas as pessoas. Para quem mora em casa, por exemplo, o local ideal poderá ser um quintal ou varanda. Em apartamentos, a situação pode se complicar.

Nesses casos de espaços reduzidos, a solução está na disposição dos membros da família. Aqui vale aquela velha regra: parte das pessoas agachadas e outra parte em pé. Ou, ainda, os de maior estatura atrás e os menores na frente.

Pensando no melhor enquadramento para as fotos com muita gente, as escadas poderão ser um coringa.

Imagine uma situação em que parte das pessoas estejam distribuídas de pé na base da escada, enquanto as demais estariam sentadas nos degraus.

Possivelmente você já viu uma fotografia com essa disposição. Trata-se de uma excelente saída para a organização de um grande número de pessoas.

O melhor momento para as fotos de Natal

Em cada lar, a programação da noite de Natal segue um itinerário. Em alguns casos, a ceia ocorre depois da meia-noite e, em outros, mais cedo. O mesmo vale para o amigo oculto (ou amigo secreto) que obedece a diferentes dinâmicas, conforme a família.

Pensando na qualidade das fotos de natal, o interessante é encontrar algum momento dentro dessa programação para concentrar a maior parte de seus cliques.

Uma dica é usar a janela de oportunidade que vem antes da ceia, já que todos estão mais dispostos, como em qualquer início de festa.

Dessa maneira, depois da chegada, defina um momento para 15 a 30 minutos de fotos, com o maior número de pessoas. Com isso, você poupará tempo e encontrará pessoas mais receptivas para as poses.

Reações espontâneas nas fotos de família

Algumas das melhores fotos, sem dúvida, são aquelas em que as pessoas esboçam reações espontâneas. Portanto, se as fotografias de Natal estiverem sob sua responsabilidade, trate de captar aqueles momentos mais inusitados, em que seus familiares estejam à vontade.

Para isso, a câmera de celular funciona muito bem, já que pode ser utilizada diante de qualquer situação curiosa ou interessante.

Essa dica vale para o momento em que uma das crianças colocar a Touca de Natal, por exemplo, ou quando um tio mais introvertido demonstre uma reação entusiasmada ao receber um presente.

Com esta matéria, esperamos que você esteja pronto para eternizar seu Natal em família com lindas fotos. Curtiu nossas dicas? Então compartilhe esse artigo em suas redes sociais!

Fotos