Dia Mundial da Fotografia: histórias e curiosidades

Fotografar é simplesmente uma das coisas mais legais do mundo, não é? Por isso, não podemos deixar passar em branco o Dia Mundial da Fotografia, comemorado todos os anos ao redor do mundo no dia 19 de agosto.

Que tal aproveitar a data simbólica para aprender um pouco mais sobre a fotografia e desenvolver ainda mais suas habilidades nessa arte extraordinária?

Siga a leitura e confira todas as informações que reunimos especialmente para você!

Dia Mundial da Fotografia: 19 de agosto

Você sabe o que originou o Dia Mundial da Fotografia? Nós vamos contar: a data foi implementada no dia 19 de agosto em homenagem ao primeiro protótipo de uma câmera fotográfica, o daguerreótipo, uma invenção que foi apresentada pela Academia Francesa de Ciências nesse dia. O ano era 1839.

Estranho o nome daguerreótipo, não é? Bem, o aparelho levou esse apelido estranho devido ao seu inventor, o francês Louis Daguerre. Hoje, ninguém discorda: a invenção da máquina fotográfica causou uma verdadeira revolução na sociedade a partir do século 19.

Afinal, até hoje ela simboliza um equipamento que nos permite fazer algo incrível: eternizar momentos em papel por muitos e muitos anos.

O que torna a fotografia – e a própria máquina fotográfica – tão fantásticas é que elas não somente nos permitem clicar momentos para recordar – principalmente os em família -, mas também registrar fatos históricos, expressar emoções, criar arte, documentar realidades diferentes, celebrar memórias e histórias.

É por isso que a fotografia é sinônimo de amor.

Truques fotográficos para testar no Dia da Fotografia

Então, gostou de aprender um pouquinho mais sobre as origens do Dia Mundial da Fotografia? Agora, é hora de aproveitar toda essa inspiração para colocar a mão na massa e aprender novos truques que vão deixar seus cliques ainda mais incríveis.

Aqui no Fanfoto, você encontra diversas matérias feitas com muito carinho, ensinando como arrasar nas suas fotos.

Nesta aqui sobre efeitos de luz e sombra, ensinamos você a compor cliques para ressaltar a silhueta ou criar imagens com um toque mais poético, que podem até ser transformadas em um foto quadro para decorar a casa.

Você não possui um equipamento de ponta para compor imagens com aspecto profissional? Saiba que não é necessário! Nesta matéria aqui, ensinamos você a compor fotos inacreditáveis usando apenas o smartphone, através de 8 gambiarras que podem ser feitas com itens de casa mesmo.

E não para por aí. Que tal aproveitar o Dia Mundial da Fotografia para ir além e se aventurar na tentativa de compor cliques super profissionais, com efeitos sensacionais? Nesta matéria aqui, compartilhamos 5 segredos de efeitos impressionantes para suas fotos, incluindo a exposição longa, o efeito bokeh e o panning, a contraluz e a golden hour.

Então, gostou das nossas dicas para o Dia Mundial da Fotografia? Aproveite para compartilhar este artigo com seus amigos e amigas que também são apaixonados por fotos!