Mergulho na história: 4 museus para conhecer a história da Proclamação da República

No dia 15 de novembro, celebramos no Brasil a Proclamação da República. Se você é apaixonada por história e, diante de toda a agitação política e social recente, quer mergulhar mais a fundo no tema e estudar as raízes que moldam nosso País, vai adorar as dicas desta matéria!

Que tal aproveitar a data histórica para conhecer alguns lindos museus que contam, através de quadros e fotografias, os mais importantes capítulos de nossa trajetória como nação?

Pode ser um ótimo passeio para você fazer sozinha, acompanhada ou até com as crianças! Afinal, nunca é cedo para aprender história, concorda?

4 museus para visitar na Proclamação da República

Não precisamos nem falar que o Brasil é um País culturalmente rico, com muitas tradições culturais e uma bagagem histórica incrível, certo? Não é por acaso que há museus absolutamente incríveis espalhados por diversas cidades dele, de norte a sul.

Abaixo, falaremos sobre cinco museus lindos – que você pode visitar se estiver pertinho, ou até agendar uma viagem incrível para conhecer, que tal?

1)   Museu da República, Rio de Janeiro

Na cidade do Rio de Janeiro, o Museu da República é uma das principais atrações históricas.

Também conhecido como “Palácio do Catete”, o local – construído entre 1858 e 1867 – foi moradia de presidentes brasileiros desde o fim do século 19 até a década de 1960.

É um local imperdível para conhecer, principalmente, a história dos presidentes do país desde a Proclamação da República.

 

2)   Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro

Inaugurado no mesmo ano da Independência do Brasil, em 1922, o Museu Histórico Nacional – que pegou fogo em setembro desde ano – também era localizado na cidade do Rio de Janeiro e reunia um acervo de mais de 287 mil itens. Cada um deles ajudava a contar  capítulos da história do Brasil desde a colonização portuguesa.

O próprio conjunto arquitetônico que compunha o museu já era um elemento histórico, pois foi erguido pelos portugueses em 1603.

3)   Museu Imperial, Petrópolis

No interior do estado do Rio de Janeiro, a cidade de Petrópolis abriga um importante museu: o Museu Imperial que, na verdade, é um verdadeiro palácio em belíssimo estilo neoclássico.

O local foi moradia do imperador Pedro II, que costumava passar temporadas com a família por lá, até o ano de 1889, marco da Proclamação da República.

Atualmente, abriga um acervo com peças que pertenceram à Família Imperial, antes do Brasil se tornar independente.

4)   Museu da Inconfidência, Ouro Preto

Outro museu que possui relação direta com a Proclamação da República é o Museu da Inconfidência Mineira, localizado na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais.

Ele foi inaugurado no ano de 1930, por iniciativa do então presidente Getúlio Vargas, para abrigar os restos mortais dos chamados “inconfidentes” – brasileiros que, durante o Ciclo do Ouro, se revoltaram contra a exploração da Coroa Portuguesa, em 1789.

Para quem deseja conhecer um pouco mais esse capítulo da história do Brasil, trata-se de um local imperdível.

 

Amou as dicas de passeios em museus que contam a história da Proclamação da República?

Se você visitar as belas construções que abrigam os acervos, sozinha ou com os filhos, não se esqueça de tirar aquela fotografia clássica em frente a elas!

Depois, com uma ajudinha da Phooto, o maior site de fotos do Brasil, você pode eternizar as memórias do passeio através de um lindo foto quadro ou fotolivro, que tal?

A Phooto faz tudo com amor pra você!

Aproveite para compartilhar este conteúdo com as amigas que também são apaixonadas por história e museus!