Filmes que os apaixonados por fotografia não podem deixar de assistir!

No cinema, a fotografia assume um papel de destaque. Mesmo que as histórias sejam contadas através do vídeo – e não imagens estáticas – a composição visual da cena é indispensável para criar a atmosfera desejada na narrativa. Por isso, nesta matéria, vamos apresentar os melhores filmes em termos de fotografia: aqueles que você simplesmente não pode perder!

Prova de que a fotografia é responsável por exprimir a essência de uma cena durante o filme é o simples fato de que as maiores premiações da sétima arte, incluindo o Oscar e o Globo de Ouro, possuem categorias específicas para consagrar os grandes diretores fotográficos. Mais do que uma mera coadjuvante, a foto é protagonista no cinema.

Por isso, se você é apaixonado por fotografia e adora explorar cada detalhe por trás de uma cena bem montada, vale a pena conferir as sugestões de filmes que listamos abaixo. Eles são verdadeiras obras de arte em termos de referências para fotógrafos.

Continue a leitura e confira!

Top 3 melhores filmes com fotografia imperdível

E aí, já está com a pipoca pronta? Hora de ligar a TV e curtir estes três filmes imperdíveis:

1. Gravidade (2013)

Além de uma história intrigante, Gravidade é um filme que se destaca pela fotografia. Ele narra a história de uma astronauta que fica à deriva no espaço. A qualidade estética e técnica da fotografia no filme lhe garantiu o Oscar de Melhor Fotografia, em 2014. O mérito foi de Emmanuel Lubezki, diretor fotográfico, que soube compor um plano contrastante entre a beleza do espaço e, simultaneamente, sua vastidão agoniante. Impecável!

2. A Lista de Schindler (1993)

Consagrado no roteiro e na fotografia, esse clássico de Spielberg narra a história de Oskar Schindler, um homem que salvou mais de mil judeus do Holocausto. A fotografia, toda em preto e branco, traz um toque documental ao longa. Certa vez, em uma entrevista, o diretor afirmou que a escolha da dualidade também se deu porque, para ele, cor é símbolo de vida. Portanto, um filme sobre a Segunda Guerra só poderia ser em preto e branco.

3. O Regresso (2015)

Um filme cru, visceral, profundamente impactante. Baseado na história real de Hugh Glass, o filme narra a trajetória de sobrevivência de um homem no inverno rigoroso dos EUA – e ainda sendo perseguido por índios. Como a ideia foi inserir o espectador na atmosfera agonizante do personagem, toda a filmagem foi feita apenas com luz natural.

O objetivo do diretor de fotografia Emmanuel “Chivo” Lubezki foi compor um visual completamente imersivo na história. Para isso, ele utilizou apenas lentes angulares, de 12 a 21mm, para criar uma sensação de aproximação do público com a história. O resultado é fenomenal: impossível não sentir na pele o sofrimento do personagem.

Filmes com fotografia primorosa podem inspirar seu portfólio

Então, gostou da nossa seleção de filmes com uma fotografia notável? Agora, então, é o momento de absorver todas essas maravilhosas referências e aplicá-las de modo a tornar o seu nível de fotografia ainda mais avançado. Inicialmente, observe as cores, os ângulos explorados e os contrastes em evidência em cada um dos longas.

A partir daí, você pode usufruir de recursos semelhantes na hora de fotografar. Por exemplo: quando o objetivo for compor uma atmosfera mais sóbria e introspectiva naquilo que você estiver documentando, procure trabalhar com tonalidades escurecidas ou acinzentadas.

Esteja atento também ao ângulo, para garantir que você irá evidenciar o elemento desejado na cena. Com esses cuidados em mente, independentemente do seu estilo de fotografia, o resultado certamente será incrível! clique aqui e descubra qual é o seu estilo de fotografia.

Então, gostou das dicas? Se você curtiu esta matéria, aproveite para compartilhá-la com os amigos que também são apaixonados por arte e cinema!

Promoções