Estimule seu filho a fazer belos registros desde pequeno. Siga nossas dicas!

Por trás de uma fotografia, há muito mais do que ângulo, enquadramento e foco. Na verdade, a essência de qualquer clique está naquilo que a pessoa deseja comunicar. Expor ao mundo através da imagem seus sentimentos e emoções. Nesse sentido, a visão da criança é muito enriquecedora. Seu olhar puro e ingênuo é fonte de registros incríveis! E podem revelar muito a forma que elas vêem o mundo.

Por isso, nesta matéria, nosso objetivo é ajudar você a estimular seu filho a fotografar desde cedo. Afinal, as tecnologias estão cada vez mais acessíveis e fáceis de manusear. O grande diferencial está atrás da lente, na visão e sensibilidade que a criança possui. Mas precisamos aguçar a curiosidade dos pequenos para que eles possam se revelar. Explorar isso através da fotografia é uma oportunidade incrível.

Mas por onde começar? Como despertar na criança o interesse pelo hábito de fotografar?

Siga a leitura e explore nossas dicas!

Como ensinar a criança a fazer lindos registros fotográficos? Veja 4 dicas:

Pintar, recortar, fazer desenhos: isso certamente já faz parte do universo do seu filho. Mas se as crianças demonstram tantas habilidades com essas atividades, por que não inserir a fotografia como mais um meio de recreação? Acredite: é menos desafiador do que pode parecer. Para ajudar você na tarefa, listamos abaixo quatro dicas básicas:

1. Ensine apenas o básico em termos técnicos

Como você quer incentivar seu filho a explorar o lado criativo da fotografia, não se prenda muito aos detalhes técnicos! Comece ensinando o básico: qual botão apertar para fazer o clique e onde ver a imagem que está sendo criada, por exemplo. Já é suficiente para começar.

2. Forneça uma câmera adequada

Lembre-se de que a escolha da câmera ideal vai depender muito da idade do seu filho. Há câmeras mais baratas e super simples de manusear – algumas até descartáveis! Uma boa opção para crianças bem pequenas. Assim, você não vai precisar se preocupar se a câmera cair no chão, na água etc.

3. Permita que a criança explore sua sensibilidade artística

Não imponha muitas regras ou direcionamentos quando seu filho fotografar. A ideia é, justamente, que ele possa explorar livremente seus sentimentos e sua visão sobre o mundo. O importante é você criar oportunidades para ele se soltar. Passear com ele em um parque, por exemplo, com muito verde, patinhos na lagoa, carrinhos de pipoca, pode ser uma excelente opção. Pedir para ele tirar fotos do almoço com os avós; ou dos brinquedos que ele mais gosta, também pode ser divertido. Você provavelmente vai se surpreender com o resultado!

4. Incentive!

Depois que a criança tirar as fotos, observe as imagens junto com ela no celular ou computador. Ressalte os aspectos positivos do clique (quando ela acertar na iluminação, por exemplo) e elogie o quanto ela foi criativa.

Com delicadeza, comente os pontos nos quais ela pode melhorar em termos de ângulos ou foco, por exemplo. Você pode até dizer: a foto ficou linda, mas o que você acha de fazer assim também? Assim, você poderá ensinar seu filho de uma forma didática – e, de quebra, aproveitar esse momento tão especial em família.

Como eternizar os cliques feitos pelas crianças?

À medida em que crescemos, infelizmente, a correria da rotina muitas vezes acaba por suprimir nosso lado criativo. É por isso que, através da fotografia, podemos perceber como o olhar da criança se difere daquele do adulto. Geralmente, a visão infantil é mais livre e pautada pela curiosidade.

Por isso, nossa dica é: guarde para sempre os cliques feitos pelo seu filho. Ele vai adorar ver cada fotografia quando crescer. Quem não gostaria, não é mesmo? Quanto mais se estiver em um Fotolivro – o álbum de fotos moderno.

Na Phooto – o maior site de fotos do Brasil – você pode criar esse mimo para o seu filho, sem sair de casa. É fácil e rápido. E a criança também pode participar da montagem. Certamente, vocês vão se divertir muito fazendo isso juntos! Aproveite e veja agora o vídeo: passo a passo de como fazer Fotolivro no software gratuito da Phooto

Curtiu as dicas? Então, aproveite para compartilhar com suas outras amigas mamães nas redes sociais!