Fotografia como inspiração para quebrar tabus sobre síndrome de down: a emocionante história de Pepo

Não é difícil encontrar histórias emocionantes pela internet. Mas a que vamos apresentar a você nesta matéria, certamente, é capaz de derreter o coração de qualquer mamãe. A forma como Marina Zylber, mãe do pequeno Pepo, encontrou para desmistificar o diagnóstico de síndrome de down de seu filho e ajudar outras famílias é verdadeiramente tocante.

Ficou curiosa para saber mais detalhes?

Então, siga a leitura para descobrir como surgiu a ideia e a inspiração para o Instagram do fofíssimo @pepozylber – que já soma mais de 18 mil seguidores na rede!

A emocionante história por trás do Instagram do Pepo

Quando recebeu o diagnóstico de síndrome de down de seu terceiro filho, o Pedro, a mamãe Marina Zylber naturalmente levou um susto.

Mas, no fim das contas, ela e seu marido puderam contar com uma ajuda especial para lidar com a parte do choque inicial. “Temos uma vizinha que nos apontou o caminho, compartilhando dicas de onde procurar uma fisio, uma fono e obter todo o auxílio necessário para garantir o bem-estar do Pepo”, conta a mamãe-coruja.

A partir daí, em uma viagem, Marina e seu marido tiveram um poderoso insight:

“Por que não fazemos o que nossa vizinha fez por nós pelas outras pessoas?.

Assim, surgiu a inspiração para o Instagram do Pepo.

Conforme conta a mamãe, desde o início a ideia do Instagram foi ajudar a desmistificar a síndrome de down. Mostrar, ao compartilhar o dia a dia do pequeno bebê, que ele tem uma vida normal. E faz tudo que os outros filhos também fizeram.

Quando o Pepo nasceu, Marina percebeu que ainda existe muito tabu acerca do assunto. “Até as pessoas próximas de nós não sabiam como conversar sobre a síndrome de down com a gente. Nos tratavam como se estivéssemos passando por um luto. Mas não era nada disso, a gente estava super bem”, conta.

Assim, o Instagram veio como uma forma de conscientizar e, claro, ajudar outras famílias que eventualmente estejam passando por uma situação semelhante.

O papel da fotografia na história de Marina e Pepo

Não foi à toa que Marina escolheu o Instagram para compartilhar a história e a rotina de Pepo.

“Eu tenho um caso de amor com a fotografia”, compartilha ela. Para Marina, as fotos retratam a essência dos momentos vividos.

“Ao entrar em contato com uma imagem, ela aguça todos os seus sentidos! Você consegue lembrar o que você sentiu naquele momento, os cheiros que estavam ali…a foto capta e eterniza para sempre o que você viveu! Ela tem essa magia”, explica.

Na vida do Pepo, então, a foto teve um papel essencial. “A fotografia nos ajuda a captar todas as fases dele – tanto para lembrar dos momentos de alegria, quanto daqueles de superação. O sorriso que vimos estampados em nossos rostos numa foto depois de termos ficado com o Pepo 22 dias no hospital, por exemplo, é algo que ficou marcado”, conclui.

Bem na Phooto!!

Em entrevista para o programa Bem na Phooto, Marina nos conta mais sobre essa linda história vivida com seu filho Pepo. Confira no vídeo abaixo:

A emocionante história de Pepo

E, se você gostou desta matéria, não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais!