Aprenda como estimular o lado sensorial do seu bebê
Você sabe o que significa estimular o lado sensorial do bebê? Nesta matéria, preparamos uma seleção de dicas especialmente para as mamães corujas que se preocupam em garantir que seus pequenos cresçam com saúde, alegria e desenvolvendo plenamente suas capacidades de uma forma lúdica e muito divertida.
Preparada para aprender mais sobre os benefícios do estímulo sensorial e como desenvolvê-lo no seu pimpolho?
Siga a leitura e confira!
Dicas para estimular o lado sensorial do seu bebê
Antes de explicar como é possível trabalhar o estímulo sensorial, vale a pena entender um pouco mais sobre o que é a estimulação motora. A Diretora de Mídias Sociais e Conteúdo da Phooto, Jane Fucs – fundadora do Projeto Spin’n Babies: aulas especiais de Sensibilização Motora para bebês – explica que se trata de uma forma de desenvolver o tônus muscular dos bebês, através de exercícios práticos e lúdicos.
O exercício da motricidade fina e grossa dos bebês é muito importante para o desenvolvimento de sua autonomia, afinal, em pouco tempo eles estarão ensaiando seus primeiros passinhos e fazendo novas descobertas por conta própria. Lembre-se de que, nessa fase, tudo no mundo é novo para a criança!
A parte mais bacana do estímulo sensorial é que ele pode ser feito de forma simples. Abaixo, Jane compartilha seis atividades que ajudam o bebê a desenvolver a motricidade:
- Brincadeira com prendedores coloridos: estimule a criança a abrir e fechar, fazendo o movimento da boca do jacaré.
- Lavagem de bonecos: oriente o bebê a usar escovas e esponjas para lavar bonecos de plástico.
- Brincadeira das caixas: pegue caixas de diversos tamanhos para ensinar o bebê a colocar uma dentro da outra e tirar.
- Brincadeira com tintas: prepare a tinta com corante natural, farinha e água. A criança será estimulada a conhecer diversos materiais diferentes e observar as transformações.
- Brincadeira com massinha: com o mesmo material que confeccionou a tinta, prepare a massinha acrescentando a cola. Esse processo virá depois da tinta para a criança observar mais uma transformação (tome cuidado para, nessa fase, não colocar na boca devido à entrada da cola branca).
- Brincadeira da sucata: utilize utensílios como panelas, potes, caixas vazias de cereal e rolos de papel higiênico para estimular a criança a colocar objetos dentro e fora. Além do desenvolvimento motor, ela começará a entrar em contato com os primeiros conceitos matemáticos.
Atividades de estímulo sensorial rendem lindos cliques
Incrível quantas atividades existem para estimular o desenvolvimento motor do bebê, não é? E o mais divertido é que essas brincadeiras ajudam a estreitar ainda mais os laços entre a mamãe e a criança, criando momentos especiais que vão ser lembrados pelo resto da vida.
É o que mostra o vídeo abaixo, onde a atriz Karina Bacchi registrou alguns momentos da aula de estímulo sensorial ministrada por Jane. Click aqui e veja a alegria da criançada.
Muita fofura, não é? Para as mamães que amam fotografia, a aula de estímulo sensorial renderá várias imagens dignas de um fotolivro – o álbum de fotos moderno. Conforme destaca Jane, realmente vale a pena aproveitar as atividades para clicar cada movimento do seu pequeno. Daqui a alguns anos, você vai amar rever essas fotografias! Leia nesta matéria: Como criar um lindo fotolivro do primeiro ano do seu filho.
Para montar seu fotolivro, indicamos a Phooto – o maior site de fotos do Brasil – é fácil, rápido e o resultado é maravilhoso. Confira no link abaixo:
A Phooto faz tudo com amor pra você!
Gostou das dicas? Então, aproveite para compartilhar esta matéria com suas amigas que também são mamães-coruja!