Aprenda como usar flash e melhore a qualidade das suas fotos

Descobrir como usar flash e realmente dominar esse acessório fotográfico não é tarefa das mais fáceis. Inclusive, o assunto gera polêmica: há quem prefira nunca lançar mão do recurso, já que a dificuldade em dominá-lo às vezes acaba piorando o clique. De uma forma ou de outra, vale a pena entender um pouco melhor sobre o assunto.

Nesta matéria, vamos esclarecer as principais dúvidas acerca do uso do flash: como acioná-lo, suas principais vantagens e desvantagens e, ainda, apresentar alguns erros comuns e como evitá-los. Afinal, a iluminação artificial foi inventada como uma solução e, portanto, pode ser muito eficaz quando bem aproveitada.

Então, preparada para descobrir como usar o flash de uma vez por todas? Siga a leitura e confira!

Como usar flash para fotografar com pouca luz

A palavra fotografia deriva do latim e significa, literalmente, “escrever com a luz”. A partir dessa definição, fica mais fácil entender por que o flash às vezes é necessário: sem iluminação, não há imagem. É claro que a luminosidade natural do dia sempre rende melhores cliques, mas nem sempre o registro pode ser feito nesses horários, não é?

O primeiro passo para usar o flash corretamente, portanto, é entender quando ele é necessário. Basicamente, o recurso se mostra eficaz na hora de fotografar eventos noturnos, ou produzir imagens em ambientes fechados com baixa iluminação. Ao tentar produzir uma foto nessas situações, sem ele, a imagem ficará borrada ou escura.

Agora que você já sabe quando usar o flash, vem a grande questão: como? Bem, se você opera com um modelo comum e sem muitos acessórios, a dica é direcionar o equipamento um pouco acima das pessoas a serem fotografadas – e não diretamente centrado nelas. Assim, você consegue evitar aquele aspecto muito estourado na imagem.

Vale lembrar que não existe apenas um, mas diversos modelos de flash. A versão acoplada ao smartphone, por exemplo, não é tão aprimorada quanto a de uma câmera semi ou profissional. Os fotógrafos especializados também contam com diferentes macetes para operar o flash em modo manual ou TTL. Mas isso é assunto para uma próxima matéria!

A mensagem que buscamos deixar aqui é: não se preocupe caso sua foto com flash não saia perfeita na primeira tentativa. Aos poucos, você dominará a técnica! E, ao evoluir no mundo da fotografia, poderá contar com acessórios como o softbox e o parasol para aprimorar seus registros com iluminação artificial.

3 erros comuns na foto com flash

Abaixo, mencionamos três erros que a maioria das pessoas comete ao usar o flash. Se você ficar atenta para evitá-los, suas fotos certamente vão ficar muito mais bonitas.

Fotografar contra o vidro

Um equívoco clássico. Lembre-se de que, em contato com qualquer tipo de espelho, o flash reflete sua própria luz e não capta imagem alguma. Evite!

Errar no direcionamento do flash

Na hora de fotografar pessoas, há quem utilize o flash de forma central – ou pior – de baixo para cima. Isso causa aquele efeito estourado, parecendo que a testa dos indivíduos está engordurada. Procure usar o flash da forma como o sol funcionaria na cena, ou seja, levemente de cima para baixo.

Aplicar o flash em um indivíduo distante

Erro muito comum em shows, concertos ou teatros. Mesmo com um flash poderoso, você não conseguirá direcionar a luz para uma pessoa no centro do palco, se estiver em meio à multidão. Evite o equívoco, pois as chances de conseguir uma foto nítida do artista assim são praticamente inexistentes.

Então, curtiu nossas dicas de como usar flash? Se você gostou da matéria, compartilhe com os amigos nas redes sociais!

https://www.phooto.com.br/promocoes