Descubra como recuperar fotos perdidas no cartão de memória

Um dos aspectos que costuma causar dores de cabeça nas pessoas que gostam de fotografar é o armazenamento das imagens. Se você já passou – ou está passando – pelo problema de perder suas fotografias em um cartão de memórias, vale a pena conferir as dicas que reunimos nesta matéria. A seguir, vamos ensinar como recuperar fotos perdidas.

Inicialmente, é importante frisar que você deve ter muita atenção à forma como vai guardar seus registros fotográficos. Ao escolher algum modelo de cartão de memória, pen drive ou HD externo, certifique-se de verificar a capacidade de armazenamento do dispositivo e escolher uma marca de qualidade.

 

Em paralelo, sugerimos que você também faça o upload de uma versão compacta dos arquivos na nuvem, ou seja, na internet: pode ser através do Google Drive, Google Photos, Dropbox ou, inclusive, em um álbum privado do Facebook. Assim, você tem maior garantia de que o material não irá se perder de forma alguma.

No entanto, mesmo com todas as precauções citadas, incidentes acontecem. Alguém pode manusear o cartão de memória de forma incorreta e, até mesmo, apagar as imagens sem querer. Nesses casos, como proceder?

É sobre isso que vamos falar agora!

Dicas para recuperar fotos perdidas no cartão de memória

Graças à tecnologia, atualmente já existem alguns softwares destinados à recuperação de fotos do cartão de memória ou mesmo do disco rígido do próprio computador. No entanto, tenha em mente que o sucesso deles não é garantido. O jeito é fazer testes e verificar se os programas funcionam.

Se você apenas deletou sem querer as fotos do cartão, há softwares que ajudam a recuperar os arquivos, como por exemplo o FreeUndelete. Ele permite que você selecione o disco removível correspondente ao cartão de memória ou à câmera, visualize os arquivos deletados e, em seguida, estipule uma pasta de destino para colocá-los novamente.

Outro software que poderá te ajudar é o Disk Grill. Ele apresenta basicamente as mesmas funcionalidades. Mas, ao testar a ferramenta, lembre-se de que o processo pode ser um pouco demorado: o tempo de varredura depende do tamanho e do volume dos arquivos.

Tenha em mente, também, que tais programas só vão ser úteis caso você tenha apenas deletado os arquivos do cartão de memória. Se você formatou o dispositivo, infelizmente, não há chances de recuperar o material perdido.

Como eternizar as fotos esquecidas no cartão de memórias

A melhor forma de garantir que suas imagens não se percam é não deixá-las paradas no cartão de memória. Que tal garantir um destino mais interessante às suas imagens? Atualmente, há diversas possibilidades para isso.

Uma sugestão, por exemplo, seria compor com as imagens um fotolivro – o álbum de fotos moderno. Você pode montar um modelo com capa dura e acabamento em papel fotográfico HD, com aspecto profissional. Outra possibilidade seria investir em um foto quadro em alumínio, inserindo seus melhores cliques na decoração da casa. Que tal? para isso, o fanfoto indica a Phooto – o maior site de fotos do brasil. Confira no link abaixo:

https://www.phooto.com.br/fotolivros/

Gostou das dicas? Se você curtiu esta matéria, compartilhe nas redes sociais!