Como tirar boas fotos usando a luz como referência?

Todo fotógrafo sempre quer aprender como tirar boas fotos e deixar seus cliques cada vez mais sensacionais, não é?

Por isso, é legal ficar por dentro dos truques infalíveis que garantem a qualquer imagem uma aparência 100% profissional. Dominar os truques de iluminação é super importante, pois a luz é o primeiro passo para compor um clique memorável.

Quer saber como tirar fotos mais “profissionais”? Siga a leitura e confira as dicas que preparamos pra você.

Como tirar boas fotos? Veja 4 truques infalíveis

Confira, abaixo, técnicas para aproveitar a melhor luz em suas imagens:

1)   Evite momentos do dia com sol intenso

Muitas vezes, o que “estraga” uma fotografia é o excesso de luz. Ele faz o clique ficar com aquela aparência estourada, sabe?

Por isso, tome nota: os melhores horários para tirar fotos ao ar livre são pela manhã (entre 6h e 7h) e à noite (a partir das 18h). Não é à toa que os fotógrafos chamam esses horários de sol clarinho de golden hour – “hora dourada”.

2)   Aproveite a luz difusa para criar cliques poéticos

Fotografar na sombra também é uma boa aposta. Ao clicar durante o dia, em um ambiente sombreado, a luz do sol fica difusa e o resultado da foto é uma iluminação super suave.

Com isso, a imagem fica linda!

3)   Invista em um filtro polarizador

Você está disposto a investir em um acessório para fotografar? O filtro polarizador para colocar na lente é uma ótima escolha!

Com ele, você poderá fotografar elementos como água e vidros com tranquilidade, pois a peça ajuda a retirar o excesso de luz e brilho da foto.

4)   Clique contra o sol para um efeito psicodélico

Você não leu errado. Nossa última sugestão é, justamente, que você quebre a famosa regra de nunca fotografar contra o sol.

É verdade que, ao apontar a câmera direto para o sol, algumas manchas e raios vão aparecer na imagem. Mas esse efeito pode ficar super interessante, garantindo um impacto extra ao clique.

Experimente!

Transforme suas boas fotos em um lindo fotolivro

Viu só como, com alguns pequenos truques, você pode criar fotografias de tirar o fôlego?

Depois de colocar em prática as dicas que compartilhamos nesta matéria, você pode aproveitar para reunir seus melhores cliques e criar um fotolivro – o álbum de fotos moderno.

Já imaginou que legal, através dele, compartilhar as fotografias com seus amigos e familiares no almoço de domingo ou em um jantar regado a vinho e boas risadas?

E o mais bacana é que na Phooto – o maior site de fotos do Brasil -, você mesmo faz o upload das fotografias e cria o design do seu fotolivro.

Quer saber mais sobre Como montar um fotolivro? Veja aqui o passo a passo.

Gostou das dicas? Então, aproveite para compartilhar esta matéria com suas amigas que também amam fotografia!