Como tirar fotos da lua? Confira 4 dicas infalíveis e se prepare para a Superlua!

Uma noite de lua cheia é super inspiradora, né? Para quem gosta de fotografar, então, mais ainda! No entanto, sabemos que nem sempre é fácil conseguir aquele clique perfeito ao tentar fotografar o céu noturno. Mas o fanfoto está aqui para ajudar. Por isso, nesta matéria vamos mostrar como tirar fotos da lua, utilizando uma câmera profissional.

Aliás, vale a pena lembrar: no dia 13 de julho de 2018, poderemos observar mais uma vez o fenômeno da Superlua. Ele ocorre quando a terra se aproxima da lua, fazendo com que ela pareça mais brilhosa e maior! A diferença é perceptível – e, claro, simboliza uma oportunidade excelente para fotos incríveis – super românticas, não acha?

Então, o truque é começar a praticar agora. Assim, quando a Superlua chegar, você já vai estar ciente de todos os truques para tirar fotos absolutamente maravilhosas do fenômeno!

Ficou empolgada para conferir as dicas? Então, siga a leitura e veja todas as informações que reunimos.

Como tirar fotos da lua: top 4 dicas

Não vamos mentir: tirar fotos boas da lua é uma tarefa desafiadora. Como se trata de um elemento com muito brilho em contraste com a escuridão do céu, o mais comum é que a foto fique muito estourada, com baixa nitidez. Mas se você ficar atento aos quatro tópicos abaixo, com certeza vai conseguir uma imagem melhor!

1. Acerte na distância focal

Para tirar fotos lindas da lua, o primeiro passo é definir o que você deseja evidenciar na imagem para acertar na distância focal. Para captar aqueles detalhes bem minuciosos, a dica é trabalhar com lentes 75-300mm.

2. Experimente diferentes ângulos

Fotos da lua podem ser compostas de diversas formas. Por exemplo: trabalhando com uma lente teleobjetiva, você consegue se aproximar mais dela. Já se quiser compor uma imagem panorâmica – da lua em relação ao horizonte, por exemplo – uma lente grande angular pode ajudar a compor um efeito incrível!

A dica, portanto, é: busque referências e teste diferentes ângulos.

3. Conte com auxílio de um tripé

Obviamente, a lua é um elemento distante. Por isso, sempre é interessante contar com auxílio de um tripé para compor esse tipo de imagem. Assim, você evita borrões e consegue alinhar o enquadramento e o foco com mais tranquilidade.

 

4. Se possível, invista no ajuste manual do foco

Se você quer tirar uma foto da lua onde aparecem todos os detalhes dela, como os pequenos buraquinhos e crateras, o segredo é usar o modo manual da câmera para acertar no foco. Assim, é possível manter os detalhes da lua em evidência e o céu escuro como pano de fundo.

Datas da Superlua para inspirar suas fotos

E aí, tomou nota das dicas? Então, a próxima etapa é se programar para fazer lindas fotos da Superlua. E olha que legal: em 2018, o fenômeno vai até se repetir! Além do dia 13 de julho, ele também ocorrerá no dia 11 de agosto.

Serão noites de lua nova (o resultado é mais legal com a lua cheia), mas ainda assim você terá uma ótima oportunidade para fotografar!

Então, curtiu as dicas? Se você gostou da matéria, compartilhe com as amigas nas redes sociais que também são apaixonadas por fotografia!

https://www.phooto.com.br/promocoes