Curso de fotografia online e gratuito: confira as melhores opções

Em tempos de redes sociais, a fotografia nunca esteve tão presente em nossas vidas. São milhares de fotos postadas diariamente e cada uma mais criativa que a outra. Umas nos fazem rir, outras chorar e até mesmo nos indignar. É o poder da imagem: revelar olhares e sentimentos sobre tudo e todos. Por isso, a maioria das pessoas hoje adoraria fazer um curso de fotografia para aprimorar a qualidade de seus cliques. Mas a falta de tempo ou dinheiro as impedem.

A boa notícia é que, com a internet, você não precisa necessariamente gastar para aperfeiçoar seu talento fotográfico e arrasar nas redes sociais.

Atualmente, não é difícil encontrar opções de cursos online inteiramente gratuitos. Através deles, você poderá aprofundar seus conhecimentos em todas as técnicas que envolvem o universo da fotografia. Estamos falando de estratégias de composição, enquadramento, iluminação, foco e por aí vai.

É fato: você pode aprender de forma prática e rápida, a qualquer momento do dia. Basta ter acesso à internet e foco para acompanhar as aulas.

Gostou da ideia?

Então, continue a leitura e explore todas as nossas dicas de cursos online gratuitos na área da fotografia!

4 cursos de fotografia online para começar hoje mesmo

Os cursos digitais estão em plena expansão – e não é diferente quando o assunto é fotografia. Abaixo, listamos quatro excelentes alternativas, com materiais de alta qualidade e sem custo algum, que vão ajudar você a produzir imagens ainda mais lindas.

Confira:

Prime – Curso de Fotografia Digital

A Prime Cursos é uma plataforma de cursos digitais com material totalmente aprovado pela ABED (Associação Brasileira de Educação à Distância). Com 35 horas de duração, o conteúdo do curso de Introdução à Fotografia aborda desde conceitos simples, incluindo a explicação de como é gerada uma imagem através da luz, até elementos técnicos mais práticos para deixar suas fotos ainda mais incríveis.

Bradesco – Introdução à Fotografia Digital

Com carga horária de 27 horas, o curso da Fundação Bradesco faz uma introdução completa aos principais conceitos da fotografia digital. Com ele, você finalmente poderá aprender o que é o tal do ISO, entre outros elementos técnicos que vão lhe permitir aprimorar significativamente o resultado das suas fotos.

Harvard – Introduction to Digital Photography

Você sabia que a própria Universidade de Harvard conta com uma plataforma online de cursos gratuitos? Se você tem o inglês afiado, ou mesmo se deseja praticar o idioma, vale acompanhar as aulas sobre introdução à fotografia digital disponibilizadas por ela.

O conteúdo totaliza 15 horas de aula, trazendo informações sobre tipos de lentes e configurações de câmera, além de dicas técnicas sobre manipulação de imagem!

Vlog do Zack

Este, na verdade, não é um curso online – mas é tão completo quanto! O vlog do Zack é um canal no Youtube, perfeito para fotógrafos que buscam informações específicas sobre modelos de câmera, especialmente Canon e Nikon. Além de se aprofundar nos recursos das câmeras, o youtuber também esclarece várias dúvidas de fotógrafos amadores.

Gostou das dicas? Compartilhe então essa matéria nas redes sociais. Seus amigos também vão gostar de conhecer essa lista de cursos de fotografia online e gratuitos!

Phooto – o maior site de fotos do Brasil