Dicas de diagramação de fotolivro: agora vai ser fácil criar o seu

Se você já pensou em fazer uma diagramação de fotolivro e desistiu por achar que é muito complicado, pode acreditar: é muito mais fácil do que parece. Com uma boa dose de imaginação e criatividade, você pode criar o seu de uma forma sensacional, cheia de personalidade e que combina com a história a ser contada através das imagens.

É verdade que nem sempre a inspiração vem super rápido, por isso sempre é legal procurar referências e conferir algumas dicas para deixar o projeto ainda mais lindo.

Pensando nisso, nesta matéria reunimos dicas exclusivas da Helen Lima, responsável pela área de Comunicação e Conteúdo da Phooto Brasil e expert em diagramação.

Siga a leitura para conferir todas elas e ficar cheia de insights legais para montar seu fotolivro!

Como fazer uma linda diagramação de fotolivro?

“Diagramar é pensar com amor aonde colocar cada foto, cada elemento, texto…Lembre-se que é um álbum para vida toda, então faça com muito carinho!”, indica Helen.

O importante ao começar o projeto é entender a história que você quer contar e, a partir daí, definir cores, cliparts e ícones que estejam em sintonia com ela.

Apesar de não haver regras, o estilo de diagramação do fotolivro pode variar conforme a temática.

Por exemplo: fotolivros de casamento normalmente seguem um estilo mais clean com fundo branco ou preto, sem cliparts, já um fotolivro do aniversário do seu filho pede cores e algumas carinhas e emojis.

As alternativas para personalizar são enormes com a Phooto – o maior site de fotos do Brasil.

Além da ferramenta de edição ser disponível gratuitamente pelo software ou app, a Phooto disponibiliza mais de 40 coleções com infinitos cliparts em cada uma delas.

Então, encontrar elementos que “casem” com o estilo do fotolivro vai ser super fácil!

TOP 5 dicas de diagramação de fotolivros impecáveis

E aí, já ficou inspirada para diagramar o seu projeto?

Então aproveite para conferir, abaixo, mais cinco dicas rápidas para arrasar na edição:

1. Organize as fotografias

De acordo com Helen, o primeiro passo para uma boa diagramação é a organização.

“Primeiro separe suas fotos de forma cronológica ou de maior relevância e sempre pense em um começo, meio e fim, como um livro mesmo, dessa forma você vai conseguir montar o seu fotolivro rapidamente, além de contar uma história”, explica.

2. Mantenha um padrão de margens e estilos

Se for difícil definir um formato específico de diagramação, a sugestão é manter um estilo simples e sofisticado.

“É importante manter um padrão de margens, mas sem deixar o visual monótono. É legal brincar com os tamanhos das fotos: vale colocar uma foto grande em uma página, e em uma outra página colocar 6 fotos, por exemplo. Se for o modelo HD fotográfico, colocar uma única foto em duas páginas fica incrível!”, afirma Helen.

3. Personalize os cliparts do seu fotolivro

A ferramenta da Phooto possui cliparts alusivos aos mais diferentes temas para fotolivros.

“Se o seu fotolivro é do seu bebê, escolha cliparts do tema bebê, infantil, scrapbook ou até mesmo romântico, por exemplo. Combine algumas cores presentes nas fotos da página com as cores dos cliparts e fundos”, sugere nossa expert em diagramação.

Sabe o que é ainda mais legal? Você pode personalizar o próprio clipart!

É só inserir o clipart na página, dar dois cliques nele e trocar as cores conforme preferir.

4. Escolha o melhor acabamento para o seu projeto

Não existe um único formato de fotolivro: a Phooto disponibiliza vários, para os mais distintos estilos e necessidades.

É interessante escolher uma alternativa de acabamento de páginas e capa que combine com a ocasião e a história do fotolivro.

As opções disponíveis são:

Fotolivro Revista: é um modelo mais básico, uma opção ideal para criar lembrancinhas de aniversário, trabalhos escolares, catálogos comerciais, livros de receitas e apresentações.

Fotolivro Capa Mole: é similar a diversos livros de capa mole que você encontra em livrarias, uma ótima aposta para contar a história da família com fotos como se fosse um livro de verdade, ou mesmo para criar um portfólio bacana para levar em entrevistas de trabalho.

Fotolivro Capa Dura: uma das opções mais legais para quem deseja compor um material resistente e durável, ideal para eternizar aquelas fotos da viagem de férias em família, de um batizado, de momentos especiais com namorados ou amigos, recordações escolares e, claro, para guardar as fotos do crescimento dos filhos.

Fotolivro Capa Dura Papel Fotográfico HD: é indicado para grandes eventos, como casamentos, formaturas, ou uma festa de aniversário especial.

Ele oferece um acabamento ainda mais superior, com maior espessura e qualidade impecável, pois possui abertura panorâmica 180º, permitindo que você veja a foto inteira nas duas páginas, sem perder nenhum detalhe na “lombada”.

5. Conte com uma ajudinha da Phooto, se precisar!

Agora você já está por dentro das melhores dicas para diagramar um fotolivro, mas se não tiver tempo disponível para criar o seu, a Phooto irá te ajudar. Como? É super simples.

No próprio software da Phooto, você tem a opção de criar seu fotolivro com a ajuda de um assistente. Ao escolher essa opção, você sobe suas fotos, indica quantas páginas quer que o projeto tenha e o assistente monta sozinho o fotolivro para você. Depois, é só ver como ficou e analisar página por página para finalizar o pedido!

E, se você quiser um design bem aprimorado, a Phooto também disponibiliza o Serviço de Design: com ele, você pode contratar um especialista (designer) para montar um fotolivro incrível do jeitinho que você sempre sonhou.

E aí, curtiu as dicas? Se você amou as ideias para montar um fotolivro maravilhoso, aproveite para compartilhar a matéria com os amigos nas redes sociais!