Entenda as principais diferenças entre foto digital e analógica

Atualmente, quando vemos alguém fotografando, geralmente é com um smartphone ou através de uma câmera cheia de recursos tecnológicos. No entanto, os amantes da fotografia lembram que nem sempre foi assim. Você saberia dizer qual é a principal diferença entre foto digital e foto analógica?

Nesta matéria, explicaremos as distinções entre os equipamentos digitais e analógicos e as imagens geradas a partir deles!

Antes, porém, vale a pena destacar: não existe um formato considerado ideal. Ambos os tipos de câmeras, digitais ou analógicas, têm seus atrativos. É sobre eles que vamos falar a seguir. Confira!

Foto digital e analógica: entenda as diferenças

O que difere uma câmera digital de uma analógica é, essencialmente, a forma como um ou outro equipamento captura a imagem. Independentemente da marca ou modelo, as versões digitais utilizam um sensor fotossensível para obter o registro, enquanto as analógicas necessitam de um filme fotográfico.

Aí entra o principal motivo pelo qual a foto digital dominou o mercado: como ela consegue processar a imagem em instantes e disponibilizá-la rapidamente para visualização, o resultado da foto pode ser visto imediatamente e, se o registro não ficou à altura do que o fotógrafo esperava, ele pode refazê-lo.

Já as câmeras analógicas mantêm a fotografia armazenada em um filme, que precisa ser revelado para que, então, o fotógrafo possa verificar o resultado dos cliques feitos. Esse modelo de equipamento conta com uma alavanca, chamada alavanca de rebobinamento, para rebobinar o filme a cada novo registro.

Há muitos diferentes modelos, tanto de câmeras digitais, quanto analógicas. Alguns podem ter determinadas particularidades específicas. Mas, de modo geral, entende-se que toda máquina digital produz a imagem através de um fotossensor, enquanto a analógica necessita de um filme em negativo.

Entre foto digital e analógica, qual vale mais a pena?

Não existe uma resposta exata. Tudo depende do objetivo e das necessidades de cada fotógrafo.

Muito embora em termos de praticidade a câmera digital se destaque, a câmera analógica ainda é escolhida por diversos fotógrafos por sua capacidade de produzir imagens com excelente nitidez, graças à reação química produzida pela entrada da luz através da lente, resultando em uma excelente reprodução da cena fotografada.

No caso das câmeras digitais, o resultado qualitativo da imagem vai depender da máquina em questão e sua resolução. Mas a grande vantagem, sem dúvidas, é que refazer uma fotografia com esse tipo de aparelho é simples e fácil. E mais: você não corre o risco de perder o filme e, consequentemente, seu portfólio.

Em resumo, as câmeras analógicas e as digitais possuem suas vantagens e desvantagens. Cabe a você decidir qual equipamento é ideal de acordo com o seu propósito: seja ele conseguir fotos bem nítidas, ter mais agilidade para fotografar ou obter mais segurança em relação ao armazenamento das imagens. Experimente e descubra qual é a máquina perfeita para o seu estilo de fotografia! Agora, se você está começando a fotografar é quer mais dicas sobre qual câmera comprar, leia essa matéria.

Então, gostou de conhecer um pouco mais sobre as câmeras digitais e analógicas? Se você curtiu esta matéria, compartilhe nas redes sociais!