Fotografia noturna: céu estrelado, o melhor cenário para iniciantes

Tirar belas fotos à noite não é tarefa fácil. A falta de iluminação é um problema para a maioria das pessoas. Mas se você quer investir na fotografia noturna, uma boa forma de começar é fotografando céus estrelados. Isso mesmo! Parece muito difícil? Mas o fanfoto reuniu quatro dicas infalíveis que vão fazer você mudar de ideia.

No entanto, vale destacar que a fotografia noturna exige o domínio de alguns truques. Isso não significa que você precise ter o melhor equipamento para garantir lindas fotos, mas sim que dominar determinadas técnicas vai ajudá-lo a extrair, da melhor forma possível, toda a magnitude e imponência do céu através de seus cliques.

Então, pronto para saber quatro truques infalíveis para ajudá-lo a compor fotografias memoráveis à noite.

Siga a leitura e confira!

Top 4 dicas de fotografia noturna

Preparado para arrasar nas fotos do céu estrelado? É só seguir as dicas abaixo que você vai se surpreender com o resultado dos seus cliques noturnos.

Confira:

1. Procure um ambiente bem escuro

O maior desafio na hora de fotografar o céu é evitar qualquer outra interferência de luz externa, que não seja a das estrelas. Portanto, o primeiro passo é identificar um local bem escuro. Nas cidades, isso costuma ser difícil devido à poluição luminosa generalizada. A dica é procurar um cenário mais afastado, no campo ou na praia, por exemplo.

2. Planeje seus cliques durante a lua nova

Em sintonia com o tópico anterior, cabe destacar que a própria luz da lua pode interferir no resultado das suas imagens. Então, procure planejar suas fotos para uma noite de lua nova, que emite menos brilho e garante uma foto “mais limpa”.

3. Ajuste o foco

Como em qualquer outra foto, o foco desempenha um papel muito importante na fotografia noturna. Lembre-se de definir quais elementos você quer destacar na imagem: apenas as estrelas, alguma constelação específica, a própria lua? A partir daí, com alguns testes, você poderá garantir a foto perfeita de acordo com o seu objetivo.

4. Tenha paciência!

Fotografar à noite nem sempre é tarefa fácil. Registrar o céu em meio ao breu total, então, pode exigir mais paciência ainda para acertar no foco e garantir que a luminosidade atue em favor da sua fotografia. Não se frustre se você não acertar na primeira tentativa! A partir dos erros, procure melhorar cada vez mais seus cliques.

Truques profissionais para tirar fotos do céu estrelado

Gostou das nossas dicas de fotografia noturna? Se você já tem certa experiência com fotos à noite e dispõe de um aparato fotográfico maior, é válido também levar em consideração alguns truques profissionais para garantir imagens incríveis:

  • Trabalhe com a lente grande angular, que é ótima para captar a essência de magnitude do céu noturno;
  • Como as estrelas estão distantes, trabalhe com o obturador lento para captar sua luminosidade na medida certa;
  • Utilize um tripé para dar mais estabilidade à imagem, já que as estrelas estão bem longe e você precisará trabalhar com o obturador lento.

Aplicando todas as orientações mencionadas nesta matéria, temos certeza de que você irá compor fotos lindas do céu estrelado! O primeiro passo para você fazer cliques noturnos incríveis, não é mesmo? Se você curtiu esse artigo, compartilhe com os amigos nas redes sociais!

Promoções