Como tirar fotos de estrelas e meteoros? Descubra aqui!

O céu à noite inspira você? Realmente, a escuridão – pontuada por luzes – nos faz refletir sobre os momentos marcantes de nossas vidas e como a natureza é linda! Por isso, nada melhor que aproveitar esse viés poético do anoitecer para tirar fotos de estrelas e meteoros absolutamente espetaculares.

Nesta matéria, preparamos dicas especiais para você arrasar nos cliques do céu estrelado. Siga a leitura e confira!

Top 5 dicas para tirar fotos de estrelas perfeitas

Se você já fez alguma tentativa de fotografar as estrelas que acabou dando errado, não se preocupe: é realmente muito difícil conseguir um clique incrível de primeira!

Principalmente porque as estrelas e meteoros obviamente estão muito distantes, o que exige alguns macetes profissionais no momento de compor a foto.

E são justamente esses segredinhos espertos para fotografar à noite que compartilhamos abaixo. Espie só:

1) Encontre um lugar remoto para fotografar

Para conseguir uma boa foto das estrelas, evidenciando todo o seu brilho poderoso sem borrões, preferencialmente você deve encontrar um lugar remoto para compor o clique. Prefira fotografar à noite na serra, ou em um local do interior. Se possível, escolha uma noite que não seja de lua cheia também!

2) Utilize um tripé

Como as estrelas são distantes, você vai precisar de um tripé para garantir que a câmera ficará totalmente imóvel no momento da foto. Não precisa ser um equipamento profissional, mas é importante que você consiga deixar o aparelho bem estável.

3) Acione o aparelho com cabo disparador ou utilize o timer

Já que você não vai poder mexer na câmera ou no celular no momento da fotografia, será importante ter auxílio de um cabo disparador para acionar o clique. Se não puder usufruir da ferramenta, você ainda terá a opção de ajustar o timer para 30 segundos ou um minuto, depois de enquadrar o céu no visor.

4) Coloque o foco no infinito e teste diferentes velocidades de obturador

Para levar suas fotografias do céu estrelado a um nível profissional, vale a pena testar alguns truques mais avançados! Se você tiver uma câmera que lhe possibilite fazer ajustes manuais nas configurações, experimente colocar o foco no infinito e testar diferentes aberturas e velocidades do obturador.

Se a ideia for compor uma sequência do movimento das estrelas, ou mesmo captar um meteoro, selecione a menor abertura possível (f/1.8 e f/2.8) e configure o obturador em uma velocidade a partir de 15 segundos. Caso esse tempo de exposição faça a foto ficar borrada, você terá que diminuir até acertar.

A tentativa e o erro fazem parte do processo de compor a foto do céu estrelado perfeita! Então, não desanime! No fim, o resultado ficará impressionante.

Eternize para sempre suas fotos de estrelas

E aí, tomou nota de todas as dicas?

Depois de colocá-las em prática, não se esqueça de guardar cada clique com muito carinho. Na Phooto, o maior site de fotos do Brasil, você pode transformar seu portfólio de fotos do céu em um charmoso fotolivro – o álbum de fotos moderno – ou, até mesmo, criar um foto quadro em acrílico para decorar seu quarto com a imagem inspiradora.

Afinal, seus dons artísticos para a fotografia merecem ser compartilhados com o mundo!

E, se você curtiu esta matéria, aproveite para compartilhar com as amigas que também são apaixonadas por fotos do céu!