Top 5 técnicas para tirar fotos profissionais

Tirar fotos profissionais é o sonho de qualquer fotógrafo amador, certo? Foi pensando nisso que, nesta matéria, decidimos compartilhar os melhores truques para você elevar sua fotografia do nível amador ao expert com técnicas práticas. Algumas exigem uma câmera profissional, mas outras você pode implementar, até mesmo, com o celular!

Siga a leitura e confira.

Como tirar fotos profissionais? Explore 5 técnicas

 

Veja abaixo os truques que vão ajudar você a garantir um clique com aspecto profissional:

1. Brinque com a Exposição Longa

Quando falamos em exposição, no mundo da fotografia, estamos nos referindo à velocidade do obturador da câmera. Ou seja, por quanto tempo a luz vai entrar até ser convertida e compor o clique. Quanto mais longa a exposição (velocidade lenta do obturador), mais borrada fica a foto. Assim, você pode experimentar criar imagens poéticas, trazendo a ideia de movimento.

Vale lembrar que o uso de um tripé nestes casos também é recomendável, pois evita imagens tremidas e serve como apoio para a câmera.

2. Explore a Contraluz

Os fotógrafos profissionais costumam usufruir muito da contraluz. Na prática, isso significa simplesmente dispor o objeto a ser fotografado entre a lente da câmera e a fonte primária de luz. Apostando nesse truque, é possível manter o fundo mais claro e produzir lindos cliques de silhueta.

3. Invista na Golden Hour

Para colocar em prática esta técnica, você não precisa de nenhuma câmera profissional. Na verdade, “golden hour” é um termo utilizado na fotografia profissional para nomear aqueles momentos do dia em que é possível aproveitar ao máximo a iluminação natural: pela manhã bem cedo ou no fim da tarde. Esses são os melhores horários para fotografar!

4. Aposte no Efeito Bokeh

Você certamente já deve ter visto uma imagem com efeito bokeh: é aquele tipo de clique em que um objeto aparece nítido no primeiro campo da imagem, enquanto as luzes ao fundo estão borradas. Você pode conseguir esse efeito incrível com filtros de lente especiais ou, então, testando abrir ao máximo a lente da câmera, enquanto diminui a profundidade de campo.

5. Teste o Panning

Você lembra quando falamos da velocidade do obturador? Bem, a ideia do efeito panning também é explorar esse recurso, mas trabalhando com uma exposição curta. Ou seja: aumentando a velocidade do obturador. Assim, você conseguirá aquele efeito de “congelar” uma imagem em movimento e poderá criar fotos incríveis!

Transforme fotos profissionais em um charmoso fotolivro

 

Curtiu nossas dicas para deixar suas fotografias com um aspecto totalmente profissional? Agora, então, é hora de colocar os truques em prática para compor um portfólio de imagens memorável.

E, vamos combinar: fotos incríveis merecem ser exibidas de uma forma especial!

Por isso, nossa sugestão é que você reúna seus melhores cliques feitos com as dicas que apresentamos e monte um charmoso fotolivro – o álbum de fotos moderno. Na Phooto – o maior site de fotos do Brasil – , você pode diagramar o seu em papel fotográfico HD, com capa dura, garantindo um acabamento 100% profissional ao material.

Para completar, você ainda pode escolher entre milhares de opções de templates para combinar com suas fotos. Acesse o site abaixo e veja como é fácil e rápido criar seu Fotolivro:

Phooto 

E, se você gostou das dicas que apresentamos aqui, aproveite para compartilhar esta matéria com as amigas e amigos que também são apaixonados por fotografia.