Como compor imagens incríveis fotografando no manual? Confira aqui!

Você juntou uma graninha, investiu em um equipamento de ponta e agora quer saber como compor imagens incríveis e deixar suas fotos com um visual 100% profissional? Então, prepare-se! Você vai descobrir agora todos os segredos para criar as fotografias mais lindas do universo.

Nesta matéria, reunimos com todo o amor para você as melhores dicas sobre como clicar no modo manual e dominar a arte de fotografar.

Preparada? Então, siga a leitura e confira nosso passo a passo todo detalhado!

Imagens incríveis: passo a passo para usar o modo manual

Se você quer aprender como fotografar utilizando as funções manuais – e não automáticas – da câmera fotográfica, provavelmente já possui um modelo DSLR, certo? É importante destacar que as dicas abaixo só funcionam se você tiver uma câmera digital profissional.

Está com ela em mãos?

Então, o primeiro passo para começar a criar seus belíssimos cliques profissionais é girar o botão do topo da câmera (aquele que fica ao lado do flash!) e colocar na letra “M”, de manual. Daí vem a parte mais divertida:

1)   Configure a abertura da câmera

A abertura da câmera, responsável pela área de enfoque da fotografia, é caracterizada pela letra f. Quanto maior o número, menos desfoque haverá nas laterais da imagem que você vai compor.

Quanto mais fechado o foco – ou seja, quanto menor o f, mais desfoque no entorno do objeto a ser fotografado. Use conforme o efeito que você deseja criar, dando mais evidência à cena como um todo ou a um elemento fotográfico em especial.

Ah! E mais um detalhe: lembre-se de que a abertura influi na entrada de luz pelo sensor da câmera digital. Quando mais abertura, mais luz e claridade vão entrar na sua foto, ok?

2) Ajuste a velocidade do obturador

A próxima etapa é regular o obturador da sua câmera, o mecanismo responsável por determinar por quanto tempo o sensor que capta a luz ficará aberto quando você apertar o botão da máquina.

Aí vem o pulo do gato: quanto mais rápido você colocar o obturador, mais “congelada” a imagem. Por exemplo: se você regular em 1/1000, provavelmente vai conseguir compor aquele clique clássico de um cachorro correndo como se estivesse parado no ar, sabe?

Da mesma forma, quanto mais lenta a velocidade, mais tremida ficará a imagem – o que também pode garantir um efeito poético lindo no seu clique.

Detalhe: lembre-se de que os ajustes da abertura e do obturador devem estar em sintonia! Se você deixar o obturador muito lento e o foco muito fechado, seu clique ficará todo preto, pois não haverá luz suficiente para compor a foto.

3) Fique atenta ao ISO

Por fim, o último passo para fotografar no manual é ajustar o ISO – o sensor que regula a sensibilidade da câmera à luz.

O que você precisa saber aqui é: quanto maior o ISO, mais luz é captada pelo sensor da câmera e mais claridade sua foto vai ter, ok?

Amou as dicas para criar imagens incríveis no modo manual?

Então, não se esqueça de eternizar seus cliques profissionais conosco!

Na Phooto, o maior site de fotos do Brasil, você pode imprimir suas imagens e até compor seu próprio fotolivro ou foto quadro – com acabamento premium e profissional.

Tudo completamente online.

Gostou das dicas? Se você amou descobrir os truques para fotografar no manual, aproveite para compartilhar este artigo com as amigas que também são apaixonadas por fotografia!