#instafood: conheça o “MasterChef da fotografia”

Você já experimentou digitar a #instafood no Instagram? Pode ter certeza de que as fotografias incríveis que vão aparecer, com um food styling impecável, vão deixar você totalmente inspirada: tanto para fotografar, quanto para cozinhar! Aliás, quando duas paixões como essas se unem, vamos combinar: é simplesmente maravilhoso.

Mas quais são os melhores truques para arrasar em fotos de comida? A verdade é que não é tão simples compor um clique todo poético do seu prato.  

Para você chegar no nível profissional de fotos de comida e ter orgulho de compartilhar a imagem do seu prato com a #instafood, siga a leitura e confira as dicas que selecionamos com todo amor para você!!

TOP 4 dicas para fotografar pratos de comida

Gastronomia é uma verdadeira arte, certo? Depois de reservar um tempinho para explorar receitas sensacionais, comprar os ingredientes e investir em uma apresentação 100% impecável, o seu prato simplesmente merece ser eternizado do jeito mais lindo!

A melhor forma de fazer isso é por meio da fotografia, claro. Confira, abaixo, dicas para arrasar nos seus cliques de pratos gourmet:

1)   Crie uma linda ambientação

Sabe qual é o primeiro passo para arrasar no clique da sua receita? Um bom cenário/plano de fundo!

Uma excelente sugestão é comprar um pedaço de porcelanato em mármore branco, para deixar um visual clean e elegante no background, evidenciando seu prato.

Outra boa aposta é fotografar com o verde da grama ao fundo!

2) Utilize o foco no ingrediente

Outro elemento essencial para compor fotos impecáveis de comida é o foco.

Lembre-se de ajustar a configuração para evidenciar o prato, deixando o fundo embaçado. Assim, você valoriza toda a elegância dos ingredientes, suas cores e texturas.

3) Crie efeitos direcionando a luz

No caso de fotografias de comida, a luz é um elemento totalmente essencial para compor lindos efeitos!

Você pode fazer dois testes diferentes para conseguir imagens sensacionais: se você clicar mirando na luz por trás do prato, vai conseguir um acabamento bem realista na imagem, com a fumacinha do calor ainda aparecendo.

Já se lançar mão da luz frontal, a imagem vai ficar mais quente, iluminada, viva!

4) Brinque com ângulos variados

Outro grande segredo básico para uma fotografia perfeita é: teste! Fotografe muitas vezes até acertar na composição ideal.

Experimente fotografar seu prato de cima, pela lateral esquerda e direita, de perto e de longe. Na base da tentativa, do erro e do acerto é que você cria uma foto realmente impecável.

Depois de tirar lindas fotos, a dica é criar na Phooto – o maior site de fotos do Brasil – um lindo Fotolivro de receitas: a nova forma de guardar os segredos culinários da família . É super fácil e rápido de fazer – e você recebe o Álbum de fotos moderno no conforto da sua casa!

Quer mais inspiração? Acompanhe o Masterchef da Fotografia!

Se você já ficou empolgada com tantas ideias para arrasar nas suas fotografias, prepare-se para descobrir mais uma novidade sensacional, que vai deixar você cheinha de inspiração!

O canal Arte 1 estreou neste ano uma nova edição do reality show Arte na Fotografia, uma espécie de Masterchef da Fotografia. O programa traz desafios tão grandes quanto os que vemos no reality show culinário, estimulando os fotógrafos participantes a criarem ensaios temáticos e mostrarem seus maiores talentos em técnicas de fotografia artística.

Os episódios vão ao ar em sextas-feiras, às 20h30. Posteriormente, também são disponibilizados no site do canal e na página do Facebook. A segunda temporada completa, com sete episódios, está disponível por lá.

De forma resumida, o Arte na Fotografia representa uma excelente opção de entretenimento para agradar os amantes das câmeras – tanto os amadores, quanto os profissionais.

E aí, curtiu as dicas que reunimos nesta matéria? Se você amou as ideias, aproveite para compartilhar com as amigas que também são apaixonadas por fotos e gastronomia!