Luz e sombra: criam efeitos divertidos em suas fotos. Você vai se surpreender!

Luz e sombra são elementos essenciais em qualquer fotografia. Na verdade, sem eles nem seria possível dar vida a qualquer tipo de imagem! Mas é possível ir além e explorar tais recursos para aprimorar seu talento fotográfico a um patamar mais elevado, compondo efeitos incríveis e super divertidos nos seus cliques.

Que tal?

Se você gosta da ideia de usar as sombras para adicionar um efeito diferenciado às suas imagens, ou mesmo fazer um clique com um toque mais artístico e ousado, vale a pena conferir os truques que vamos compartilhar nesta matéria. Com eles, você vai se surpreender com o resultado das suas fotos e o seus amigos também!

Siga a leitura e explore nossas dicas para explorar luz e sombra.

4 truques com luz e sombra para usar nas suas fotos

Acertar na dosagem de luz e sombra para garantir um resultado interessante em fotografias é uma tarefa que, muitas vezes, exige treinamento e paciência. Mas, se você começar hoje mesmo, certamente poderá evoluir bem rápido! Então, tome nota destes 4 truques:

1. Brinque com o “efeito monstro”

Foto: Blog E-Mania

As sombras trazem um ar mítico, muitas vezes associado ao temor, ao medo. Você pode explorar isso fotografando um pequeno inseto sob uma ótica diferente. No exemplo que trazemos aqui, o pequeno besouro parece um gigante!

Tal efeito ocorre quando o foco de luz está próximo ao objeto e o enquadramento paralelo da sombra no chão ou na parede, por exemplo.

2. Explore as silhuetas

Foto: Blog E-Mania

Dominar luz e sombra nos permite compor fotos com um tom poético, inspirador. Para isso, o truque é explorar a silhueta. Experimente fazer alguns cliques no fim do dia, com o pôr do sol ao fundo e a pessoa em frente a ela. Isso fará com que a lente capture apenas os contornos – e não os traços do indivíduo.

3. Crie ilusões interativas

Foto: Blog E-Mania

Que tal criar um cenário de fantasia a partir de truques de luz e sombra? A ideia aqui é fazer pessoas que realmente aparecem na foto interagirem com os contornos imaginários da sombra.

Para isso, vale a pena contar com a ajuda dos amigos: uns para serem os modelos que vão aparecer no clique e outros para serem “a sombra”. Com uma parede de fundo e muita criatividade nas poses, você poderá criar imagens cômicas!

4. Procure inverter a perspectiva

Foto: Blog E-Mania

Acertar no efeito de luz e sombra e, simultaneamente, encontrar o enquadramento perfeito é garantia de uma imagem belíssima. No caso deste clique que apresentamos como inspiração, a forma como o fotógrafo se posicionou próximo à água captando os reflexos das pessoas e suas sombras parece compor uma realidade paralela ou “invertida”. Inspirador, não é?

Eternize seus melhores cliques de luz e sombra

Como você acabou de constatar, saber trabalhar com nuances de luz e sombra é uma oportunidade para criar fotografias incríveis: aquelas que merecem ser eternizadas e, inclusive, podem ter um potencial decorativo enorme no seu lar!

Que tal, por exemplo, transformar aquele clique da sua silhueta em contraste com o pôr do sol em um charmoso foto quadro com acabamento em metacrilato? É uma ótima alternativa para decorar a sala ou o home office e evocar boas vibrações nos ambientes.

Outra possibilidade seria reunir todos os seus cliques de luz e sombra e fazer um fotolivro – o álbum de fotos moderno -, sem sair de casa. É fácil e rápido de montar. Acesse a Phooto – o maior site de fotos do Brasil – e saiba mais sobre essas e outras opções para você guardar suas melhores lembranças para sempre!

https://www.phooto.com.br/promocoes

E, se você curtiu as dicas desta matéria, não deixe de compartilhar com as amigas nas redes sociais!