Mitos da fotografia que não devemos acreditar!

Em qualquer universo, seja na área da saúde, da ciência, dos negócios ou da arte, sempre nos deparamos com determinados mitos e verdades. No mundo da fotografia não é diferente. Temos certeza, inclusive, de que você já deve ter se deparado com alguns deles ao explorar mais a fundo as características da foto digital.

Por isso, nosso objetivo nesta matéria é desmistificar alguns conceitos que cercam o ramo fotográfico! Com eles em mente, você poderá evitar equívocos comuns e, certamente, vai ficar mais motivado a levar suas fotografias ao próximo nível!

Vamos lá?

4 grandes mitos sobre fotografia digital

Explore, abaixo, os top 4 mitos mais comuns sobre fotos – e entenda o porquê deles não fazerem nenhum sentido:

1. Quanto mais pixels na câmera, melhor a qualidade da imagem

Associar a qualidade de uma foto exclusivamente aos megapixels da câmera é papo de vendedor. Usuários leigos costumam cair na pegadinha de que, quanto mais megapixels a câmera tiver, melhor será a definição da imagem. Mas acontece que uma coisa não tem exclusivamente a ver com a outra!

Os pixels, na verdade, dizem respeito ao tamanho da foto. O que verdadeiramente impacta na qualidade de imagem é o sensor – a placa eletrônica que substitui o filme nas câmeras digitais. De nada adianta uma câmera ter muitos MP, se o sensor não for bem desenvolvido. Fique atento.

2. A nitidez de uma imagem depende principalmente da qualidade da lente

Falso! Mesmo que você tenha a melhor lente do mundo, isso não é garantia de que você irá produzir uma imagem com máxima nitidez. Este fator está associado a outros aspectos, incluindo o próprio movimento da câmera e a configuração de exposição à luz.

3. Para tirar ótimas fotografias, um equipamento profissional é indispensável

Eis uma afirmação que passa muito longe da verdade. Inclusive, porque o equipamento é apenas uma parte da fotografia. De nada adianta ter a melhor câmera do mundo, se você não souber exercer um olhar criativo. Sem falar que a definição de quais são os acessórios essenciais é muito relativa: depende do estilo de foto de cada pessoa.

Lembre-se de que o melhor equipamento não é necessariamente o mais caro. É aquele que atende melhor às suas necessidades. Portanto, não espere ter a “câmera ideal” para começar a fotografar!

4. “A câmera não mente”

Acredite: mesmo a câmera mais avançada do mercado não é capaz de reproduzir o mundo exatamente como nossos olhos o enxergam – eles são muito mais poderosos do que qualquer sensor. Sem falar que cada marca sintoniza esse sensor de uma forma, portanto, sempre vai haver alguma variação entre cores e variações de tons.

 

Mitos da fotografia: deixe-os de lado!

A parte ruim dos mitos que cercam o mundo da fotografia é que, por causa deles, você pode acabar desmotivado com o resultado das suas imagens, caso siga alguma “dica furada” na hora de fotografar. Ou, ainda pior: talvez até desista de captar lindos registros por achar que não possui um equipamento suficientemente bom, por exemplo.

Portanto, a mensagem que queremos deixar aqui é: esqueça os mitos da fotografia, desenvolva seu potencial e jamais abandone o hábito de fotografar. Ao longo do tempo, você poderá desenvolver habilidades cada vez mais incríveis!

Então, gostou de derrubar conosco alguns mitos da fotografia? Se você curtiu esta matéria, compartilhe também nas redes sociais!

Promoções