Qual é a qualidade de foto necessária para um fotolivro?

A qualidade de foto para fotolivro não é mistério. Com a qualidade dos smartphones de hoje, quase todas as imagens captadas pelo celular estão aptas a figurarem no seu álbum de fotos moderno.

Mesmo assim, muita gente ainda se pergunta se aquela foto específica tem a resolução necessária para ser devidamente impressa em um fotolivro.

Para resolver a dúvida, é interessante conhecer alguns conceitos importantes que nos ajudarão a entender melhor o que se significa dizer que uma foto tem ou não boa resolução.

Para tanto, falaremos da relação entre ampliação e resolução de uma imagem. Além disso, explicaremos como você poderá garantir a qualidade de seu fotolivro.

Qualidade de foto para fotolivro

Certamente, você já ouviu falar na palavra pixel. Geralmente ela está associada à resolução de uma imagem. Mais do que essa simples relação, você saberia explicar o que significa cada um desses termos?

O pixel é um ponto ou unidade que compõe uma foto digital. Trata-se de milhões de pontos de luz e cor que formarão uma imagem.

Quando nos referimos a esses milhões de pixels, passamos a utilizar o termo megapixel, uma vez que mega é uma unidade de medida para milhões.

Dessa maneira, quando dizemos que uma imagem tem resolução de 1.5 megapixels, significa que temos 1.500.000 pixels, aproximadamente, naquela imagem. Esse valor é a quantidade de unidades cor e luz que uma câmera teve condições de capturar para formar a imagem.

Também devemos destacar que quanto maior o número de pixels, mais uma imagem poderá ser ampliada. Existe, inclusive, uma proporção a ser seguida, pensando na qualidade da foto impressa.

1.0 MP (megapixel) suporta, exclusivamente, uma foto de 10 x 15 cm. 2.3 MP já suportará uma foto de 15 x 21 cm. Enquanto que com 3.1 mp já passa a ser possível uma ampliação de 20 x 25 sem grandes perdas de qualidade.

Seguindo esse “pareamento”, você poderá imprimir fotos para seu fotolivro sem maiores problemas.

 

Como garantir a melhor qualidade no fotolivro

Mas para garantir a qualidade do seu fotolivro, você não precisa se preocupar tanto com os pixels da foto.

Ao fazer o seu fotolivro com a Phooto, você não terá esse problema. O software desenvolvido pela Phooto, nas versões para computador e mobile, possui uma ferramenta intuitiva que avalia a qualidade das imagens.

Dessa maneira, ao fazer o upload de cada uma de suas fotos, você verá uma carinha sobre a imagem que diz se aquela resolução é adequada. Uma carinha de cor vermelha, por exemplo, significa que a foto não apresenta uma resolução adequada e, portanto, deve ser substituída por outra.

Essa é apenas uma entre muitas outras vantagens de se fazer um fotolivro com a Phooto. Com auxílio do software o qual nos referimos, por exemplo, você mesmo poderá criar o seu próprio fotolivro a partir de uma infinidade de temas e recursos.

E o melhor: o software é totalmente gratuito e permite que você trabalhe de forma offline. Isso significa que você só precisará de internet para enviar o fotolivro já concluído.

O que achou de todas essas opções? Acesse abaixo o site da Phooto, baixe o software e conheça todos os seus recursos.

https://www.phooto.com.br/fotolivros/baixar-software-para-fotolivros/